segunda-feira, 24 de maio de 2010

SkoobersRJ – O primeiro ano

Há pouco mais de um ano, o mundo seguia seu curso, acelerado, oferecendo diariamente milhares de novidades enquanto levávamos nossas vidas, de certa forma, alheios ao turbilhão de apelos que exigiam nossa atenção. Éramos, então, apenas leitores comuns, acostumados a comentar nossas leituras com um grupo limitado de pessoas.

E, naquela época, entre tantas novidades, surgiu o Skoob, a rede social voltada à literatura que em algum momento conquistaria nossa atenção e teria influência direta em nossas vidas; e, de forma surpreendente, para alguns mais cedo, para outros, um pouco mais tarde, modificou a forma como buscávamos informações sobre os livros publicados e ofereceu-nos a possibilidade de relacionamento com uma inacreditável quantidade de leitores espalhados pelo mundo.

A maioria dos leitores, acostumada a ouvir que em nosso país o governo não favorece a literatura, e que o próprio povo, por motivos diversos, não demonstra interesse ou mesmo a possibilidade de mergulhar no extraordinário universo literário, encantou-se ao descobrir por meio do Skoob que, mesmo diante de todas as dificuldades, ainda existe milhares de pessoas lendo e desejando conversar sobre suas leituras.

A surpresa e o fascínio iniciais foi o nosso primeiro presente dado pelo Skoob: deixávamos de ser apenas leitores comuns para ingressar em um novo tempo. Sentimo-nos felizes, empolgados, queríamos ler ainda mais à medida que descobríamos novos títulos, estantes das mais variadas e amizades literárias encantadoras. Evoluímos para novas formas de leitores: comprometidos, pertinazes, compulsivos.

A avidez por leitura, contudo, não foi a única característica em comum encontrada entre os leitores que se tornaram amigos por meio do Skoob, havia algo mais: a ansiedade pelo contato físico com aqueles cuja afinidade dera-se virtualmente. E, contradizendo os tempos de distanciamento que o mundo vive, não demorou a surgir a ideia de reunir os leitores formando um novo grupo de amigos, em que cada um teria a oportunidade de expandir seu próprio círculo de amizades, enriquecendo, desta forma, sua vida pessoal.

Foi assim que deixamos de ser leitores de qualquer espécie e nos tornamos skoobers, o mais completo de todos os leitores. Skoober é o leitor que transcende as páginas que lê, leva-as com sua visão a outro leitor; compartilha de bom grado suas impressões, seus livros; dispõe de seu tempo para, ao reunir-se com outros skoobers, criar felicidade; solidariza-se diante das dificuldades do próximo em momentos de dor; acredita fazer parte de algo único!

Parabéns Skoobers, pelo seu primeiro ano de vida!

O momento é oportuno para também felicitarmos um dos responsáveis pela germinação de toda essa vida, o criador da arte chamada Skoob: Lindenberg.

Quanto mais difícil de ser trabalhada a matéria-prima, mais encantador será o resultado da arte, e a maior parte da matéria-prima para a realização do Skoob é uma das mais difíceis de se trabalhar: o ser humano. Em geral, eternamente insatisfeito, exigente, instável, e diverso.

A maior conquista de um artista, não é criar, mas testemunhar a aceitação de sua criação. E, hoje, pode-se dizer que a criação de nosso querido Lindenberg foi aceita de duas formas distintas: virtualmente, com mais de 160.000 leitores cadastrados, e fisicamente, não apenas pelo marco que está sendo nosso primeiro ano de encontro como skoobers, mas pela certeza de que devido ao Skoob, outros encontros como este, em maior ou menor número, estão sendo organizados em muitos outros pontos do país.

Parabéns, Lindenberg, pelo seu aniversário, e também por sua maravilhosa criação que trouxe mais calor às nossas vidas!

ADENDO:
Com o intuito de reparar uma falta grave, faço questão de registrar aqui algo importante que não foi incluído no texto acima por negligência minha, mas deve ser lembrado por todos os skoobers: a importância da Viviane Lordello, que, além de ter participado do processo de criação do Skoob, vem sendo aquela que lhe fornece a energia necessária para manter acesa sua chama.

Parabéns a você também, Vivi, pela incrível habilidade de insuflar magia ao Skoob com sua incansável dedicação e carinho.

Roberto Laaf

5 comentários:

  1. SOMOS OS PIONEIROS! Cara, como me orgulho disso.
    SKOOBERS RJ, 4EVER!

    Beijinhos sombrios, galera!

    ResponderExcluir
  2. Lindas palavras... Ninguém melhor do que você para escrever esse texto para o encontro comemorativo de 1 ano. Obrigada, amigo!

    ResponderExcluir
  3. Diplomata, vc a cada dia vem se superando. Expressou em palavras líricas o sentimento de cada um presente àquela comemoração. Rimos, choramos, compartilhamos, conhecemos, vivenciamos... Obrigada pelo texto e pela oportunidade de ser sua amiga literária.Vânia Nunes.

    ResponderExcluir
  4. Caro Laaf, fico feliz em ter ampliado a minha rede de amigos com leitores tão bacanas como vocês! Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Boa, Laaf! Melhor ainda por vc ter reparado esse erro. Continue essa pessoa maravilhosa com quem gostei de conversar e conhecer no Encontro de Skoobers. Parabéns e vida longa!!

    ResponderExcluir

Site Meter