sexta-feira, 30 de abril de 2010

Lançamento de Aura Negra

Recentemente tive a oportunidade de participar de um evento promocional: o lançamento do livro Aura Negra, segundo volume da série Academia de Vampiros, cuja autoria pertence à Richelle Mead.

Acho importante essa iniciativa por parte das editoras. Não deixa de ser uma forma de levar ao público leitor certo gostinho de estar perto de seus autores favoritos, um alento pelo fato de, em muitos casos, tais autores residirem em outros países.

Fiquei muito surpreso com a estrutura do evento, ou melhor, com a maneira como ele foi preparado e conduzido. Habituado a noites de lançamento com a presença do autor, com estes normalmente concedendo autógrafos enquanto a editora e seus parceiros oferecem ao menos um prosecco aos convidados, não fazia ideia de como seria um lançamento sem o autor, ou lançamento promocional, como citei no primeiro parágrafo.

A apresentação de vídeos com entrevistas da Richelle Mead; de fotos de modelos representando os personagens mais importantes da saga e toda a dinâmica interativa com o público foram ótimas. Não posso deixar de comentar sobre a generosidade da editora com a distribuição de brindes, pôsteres e livros com sorteios e um divertido quiz, no qual tive a sorte de ganhar meu exemplar de Aura Negra.

O ponto alto do evento, a meu ver, foi a apresentação de um emocionante clipe referente ao primeiro volume da saga, elaborado por fãs, com efeitos especiais que não deixavam nada a desejar e poderiam muito bem, pela qualidade que testemunhei, produzir o filme inteiro. O público foi ao delírio com o vídeo.

Quanto aos leitores que estavam no evento, posso dizer que tive uma experiência maravilhosa ao estar perto daquele público tão jovem e cheio de energia. Era possível sentir “magia” fluindo entre as pessoas; todos estavam com um brilho tão intenso nos olhos que só tenho uma palavra para definir o que foi aquela tarde: felicidade.

Por que eu deveria estar ali? Bem, entre muitos motivos, posso citar o mais óbvio: tornei-me admirador da Richelle Mead ao ler o O beijo das sombras, e, além disso, como o lançamento promocional do novo volume foi na Saraiva do NYCC, que ainda por cima tem o Café Baroni, combinação irresistível; mas havia outro motivo importante, o contato com o público jovem para entendê-lo melhor, sentir sua vibração, testemunhar suas reações e captar seus anseios quanto ao que gostariam de ver na saga, ou seja, um estudo mesmo, para um romance novo que comecei a desenvolver, a pedidos de uma fã dos meus trabalhos.

Resumindo: Foi um prazer incrível ter vivido aquela tarde. Saí de lá com a sensação de que nenhum tempo foi desperdiçado, que tudo foi válido e afirmo que adorei o aprendizado.

Saudações literárias!
Roberto Laaf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Site Meter